APRESENTAÇÃO

O Congresso Norte de Teologia da Faculdade Boas Novas, realizado anualmente na cidade de Manaus – Am, pelo Curso de Ciências Teológicas, tem objetivado em todas as suas edições o diálogo entre pesquisadores/as da área teológica e demais áreas do conhecimento científico. Os anais do Congresso Norte socializa com a comunidade acadêmica relevantes trabalhos desenvolvidos tanto na Faculdade Boas Novas, quanto em outras instituições que fomentam a pesquisa com devido rigor acadêmico.

A Amazônia compõe um locus extremamente rico pela diversidade étnica, cultural e ambiental e que constitui um mudus operandi próprio, devido geografia, extensão territorial e a presença dos povos tradicionais indígenas e quilombolas, além de uma considerável variedade de idiomas que permeiam a tessitura social e que institui a Amazônia enquanto contexto de ricas pesquisas e seus mais variados desdobramentos. Neste sentido, o Congresso Norte de Teologia torna-se um evento científico que instiga o fazer teológico na Região Amazônica, juntamente com as demais regiões do país e suas instituições de ensino e Grupos de Pesquisa, a exemplo disso, o II Congresso Norte contou com a enriquecedora participação da Rede Latino-americana de Estudos Pentecostais – RELEP. Nesta terceira edição, o Projeto Diálogos com o Sagrado, da Universidade Federal do Amazonas – UFAM, contribuiu com discussões sobre o fenômeno religioso na Amazônia, visando a superação da intolerância religiosa a partir de uma abordagem epistemológica. Os trabalhos aprovados foram apresentados dentro dos Simpósios Temáticos durante a programação do evento, os quais podem ser acessados para conhecimento de informações e resultados das pesquisas.