O ENSINO RELIGIOSO COMO PRÁXIS EDUCATIVA NA EDUCAÇÃO BÁSICA

  • Edielson da Silva Costa
  • Francisco Freitas Oliveira
Palavras-chave: Ensino Religioso, Educação, Práxis

Resumo

O Ensino Religioso está situado no contexto que transita entre esses dois eixos: a educação escolar e o campo da religião. E como práxis tem atuado em muitos contextos, especificamente na Amazônia. Assim, as práticas do Ensino Religioso podem constituir-se como espaço de uma trajetória relacional entre a epistemologia e a didática específica, redundando numa práxis educativa consolidada no currículo escolar. Para que esse espaço de fato se concretize é necessário questionar o conceito de currículo engessado, visto como uma figura estanque. A partir desse enfoque é apresentado à problemática: de que modo o Ensino Religioso como práxis educativa tem contribuído para a educação básica? Como objetivo central será analisado o Ensino Religioso como práxis educativa, descrevendo o Ensino Religioso como disciplina, explicando a práxis educativa e identificando as contribuições do Ensino Religioso para a educação básica. Em relação à metodologia optou-se pela revisão bibliográfica em relação à temática estudada.

Publicado
2019-06-21